Pastel de Nata2023-12-06T15:08:06+00:00

PASTEL DE NATA

O EXLIBRIS DA PASTELARIA PORTUGUESA

O pastel de nata, considerado uma das sete maravilhas da gastronomia nacional, é provavelmente o doce luso mais popular não só em Portugal mas, também, além fronteiras. Hoje em dia é frequente encontrá-lo em pastelarias ou supermercados de vários países onde é, cada vez mais, apreciado.

É possível encontrá-los na maioria dos cafés portugueses onde é, geralmente, acompanhado com os sabores da canela e do café.

Explore o nosso espaço e descubra curiosidades, receitas maravilhosas, quer seja para fazer um pastel tradicional, sem glúten, Vegan, com chocolate ou confecionado com recurso a um rôbot de cozinha. Fique a saber o valor nutricional e quantas calorias têm, para desfrutar do seu pastel de nata sem peso na consciência.

Encontre produtos de excepção , fique a saber mais sobre a nossa fábrica e ofereça outro sabor ao seu negócio, trate-se de restauração, pastelaria, retalho ou distribuição.




História do Pastel de Nata

Esta iguaria, que hoje se tornou um lugar comum, teve origem em Belém, que lhe dá o nome pelo qual é também reconhecido, o famoso pastel de Belém. Segundo se diz e reza a sua história, no século XIX, sacerdotes do mosteiro do Jerónimos começaram a comercializar este produto na zona. A Azáfama típica do local contribuiu, à partida, para que a sua difusão tivesse inicio.

Entretanto, devido ao contexto social e politico da altura, o mosteiro terá sido encerrado, tendo a receita original sido vendida a um empreendedor nacional, retornado do Brasil, que deu inicio à exploração de um negócio que ainda hoje se mantém na família. A receita original, do Pastel de Belém, continua a ser absolutamente única e é, ainda hoje, guardada a sete chaves, estando também patenteada. Os pasteleiros responsáveis pela confeção do doce têm apenas acesso à receita mediante um juramento e um termo de responsabilidade.

Na atualidade, apesar de ser comum encontrar estes bolos de aspecto absolutamente irresistível, deparamo-nos com tentativas de aproximação e adaptações da receita original. Apesar de ser possível encontrar pasteis de nata em qualquer local, os pasteis de Belém continuam a ser singulares.

Receitas de Pastel de Nata

Nota: as receitas que partilhamos neste portal não correspondem às receitas do pasteis de nata congelados que fornecemos para distribuição e retalho.

RECEITA

TRADICIONAL

A receita tradicional, embora não seja a original, foi a grande responsável pela difusão desta delícia. É a que encontramos de forma mais comum nos cafés e supermercados, nacionais e estrangeiros. Descubra como se fazem pasteis de nata, aventure-se na sua cozinha e surpreenda família e amigos.

pasteis de nata

RECEITA

COM CHOCOLATE

É cada vez mais comum encontrar esta variação da nata. O casamento com chocolate pode ter um resultado fantástico, altamente apreciado por aqueles que adoram este bolo e um bom chocolate. Descubra como dar forma a esta fusão.

pastel de nata

RECEITA

SEM GLÚTEN

Uma receita para aqueles que não toleram o glúten ou que vão ter visitas, e não querem correr o risco de alguém não poder desfrutar deste doce incrível.

pasteis de nata

RECEITA

VEGAN

Uma solução diferente mas nem por isso menos deliciosa. Aventure-se e descubra como fazer esta versão, um pouco mais saudável, do nosso doce preferido.

pasteis de nata




Todos os artigos

Qual é o melhor pastel de nata de Lisboa? 10 sugestões para fazer a sua escolha

Lisboa é famosa pelos seus deliciosos pastéis de nata, que são uma das iguarias mais populares da cidade. Na capital portuguesa, que para muitos será também a capital dos pastel de nata, existem incontáveis padarias, pastelarias e cafés que servem este famoso doce português. Aqui estão algumas sugestões para encontrar o melhor pastel de nata de Lisboa...

Pasteis de Belém com entrega ao domicílio, através da Uber Eats

Pasteis de Belém com entrega ao domícilio é a novidade mais doce deste mês de junho. Se entregar esta delícia em casa faria todo o sentido, em qualquer circunstância, a verdade é que o período de confinamento e o contexto atual deram aquele "empurrãozinho" que faltava para que, específicamente os pasteis de Belém, precisavam.




OS INGREDIENTES SIMPLES

A farinha, a água, os ovos, a manteiga, o limão e o leite são os protagonistas principais, de um receita que eleva a máxima de que as coisas simples são muitas vezes as melhores.

UMA FUSÃO DE SABORES

Uma textura cremosa, contrastante com a massa folhada crocante, revela pequenos segredos da receita quando os sabores e odores do limão e da baunilha nos assaltam os sentidos.

UM RESULTADO ÚNICO

O Pastel de Nata perfeito encontra-se na combinação de um creme equilibrado, uma massa crocante e salgada, com uma cozedura perfeita.

Suscreva a nossa newsletter

Recebas as novidades no seu email

Go to Top