Os pasteis de nata de Belém, na verdade, pode-se dizer que não existem. O que existe é o pastel de Belém que terá, mais tarde, dado origem ao popular pastel de nata.
Aquilo que hoje conhecemos como pastel de nata surge da tentativa de replicar o original pastel de Belém.
Hoje, a presença mais assídua nos cafés e super mercados nacionais, o pastel de nata, tem a sua génese na versão que o inspirou, o famoso pastel de Belém. De acordo com o que se diz, a fórmula original surgiu no século dezanove, quando os monges do Mosteiro dos Jerónimos, na tentativa de sobreviver a um momento de crise começaram a comercializar o maior símbolo da doçaria portuguesa, precisamente na zona contigua ao complexo religioso. Por ser tão movimentada, com uma grande afluência de turistas, os Pasteis de Belém acabaram por ter uma difusão natural, tendo em conta o quão bons são.
A receita dos “pasteis de Nata de Belém” foi parar às mãos de um homem de negócios
Segundo se diz, com o encerramento do mosteiro e numa altura de crise, os homens do mosteiro terão decidido comercializar a receita, vendendo-a a um empreendedor português, recém retornado do Brasil. Este, sabendo o que tinha em mãos, criou um negócio e um marca que ainda hoje é administrada pelos seus seus descendentes.
A receita original dos pasteis de Belém permanece exclusiva e rodeada de secretismo, é patenteada e está guardada a sete chaves. Aqueles que hoje a ele têm acesso, com a finalidade de produzir a iguaria, fazem-no apenas mediante um voto e compromisso de confidencialidade.
Os pasteis de nata são a adaptação dos pasteis de Belém
Quando nos referimos ao bolo que encontramos em 99% dos cafés portugueses, para bem dizer, temos de lhes chamar de pasteis de nata e não de Belém. Não que não sejam bons, mas como se costuma dizer “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”.
Hoje é possível encontrar dezenas de variações de receitas de pasteis que vale a pena experimentar: o pastel de nata tradicional, o pastel de nata com chocolate, o pastel de nata sem glúten, entre muitos outros. Conheça, aqui no portal do pastel de nata, as melhores receitas, ou descubra um pouco mais sobre a história desta maravilha que, cada vez menos é só de Portugal e cada vez mais do mundo.
Se gostou deste artigo, leia também: