4.1
(119)

A receita de pastel de nata tradicional dispensa apresentações, conta com ingredientes simples, que podem variar ligeiramente consoante o gosto pessoal e as preferências. Para fazer em casa, a receita que aqui partilhamos convosco é uma apenas um versão entre aquelas que se podem apelidar de mais comuns, e não a  original, que apenas poderá ser encontrada em Belém.

Apesar dos ingredientes simples, fazer pasteis de nata requer alguma paciência. Ainda assim, como todos sabemos, o resultado final compensará sempre o tempo investido na cozinha.

Esta receita foi pensada para 20 pasteis e deverá demorar aproximadamente uma hora a preparar. Não perca tempo e surpreenda os seus familiares e amigos com um pastel de nata caseiro delicioso. Eles vão adorar.

Ingredientes da receita de pastel de nata

  • 420 ml de leite

  • Aproximadamente 2 a 3 pacotes (230 gm) de massa folhada fresca.

  • 7 gemas de ovo

  • 250 gramas de açúcar

  • 50 gramas de farinha de trigo

  • 125 mls de água

  • Um ou duas cascas de limão, conforme o gosto

Nota: serão necessárias formas individuais de alumínio ou um tabuleiro com formas individuais.

Preparação da receita de pastel de nata :

Antes de começar a preparação, ligue o forno a 240º.

  1. Comece por abrir a massa e, sobre o papel vegetal, enrole-a bem.
  2. De seguida, parta a massa enrolada em 12 partes iguais, com uma largura entre um centímetro e meio e dois centímetros, conforme prefira uma massa mais espessa ou mais fina.
  3. No passo seguinte, deverá untar as formas com manteiga, colocando um pedaço de massa em cada uma delas. Delicadamente, espalhe a massa com os seus dedos polegares, empurrando o excesso para o topo, onde a massa deverá ficar mais espessa (no rebordo).
  4. Reserve as formas num tabuleiro de alumínio.
  5. Numa panela coloque 250 ml de leite e o limão. Deixe aquecer.
  6. Num recipiente separado, misture bem a farinha com os restantes 170 mls de leite.
  7. Quando o mistura que ficou ao lume começar a ferver, retire o limão e despeje a mistura do restante leite com farinha de trigo. Vá mexendo até que engrosse e fique homogénea.
  8. Coloque outra panela ao lume, com a água e o açúcar, deixe ferver por 5 minutos, antes de desligar o lume.
  9. Em seguida, misture a calda de açúcar com o creme, de forma gradual e mexendo bem. Deixe repousar e arrefecer.
  10. Depois de arrefecido o creme, é altura de juntar as gemas, mais uma vez, mexendo bem até que a mistura fique homogénea.
  11. Com o creme pronto, é hora de encher as formas que preparámos no início, já untadas e com a massa folhada bem esticada. As formas não devem ser completamente cheias com o creme, já que este cresce com a temperatura do forno.
  12. Finalmente, coloque o pasteis de nata no formo durante 15 minutos. Deixe-os dourar mas tire-os antes de rebentarem, para que não mirrem demasiado ao arrefecer.

Sugestões:

Se tiver crianças em casa garanta que os pasteis de nata não estão excessivamente quentes, para que ninguém se queime e se estrague um momento certamente antecipado.

Se gostar de canela, polvilhe o seu pastel de nata com um pouco, e acompanhe-o com um bom café.

Nota: as receitas que partilhamos não correspondem às receitas do pasteis de nata congelados que fornecemos para distribuição e retalho.

O que achou de desta receita?

Clique na estrela para a avaliar!

Classificação média 4.1 / 5. Contagem de votos: 119

Ainda ninguém avaliou! Seja o primeiro!