A receita de pastel de nata tradicional dispensa apresentações, conta com ingredientes simples, que podem variar ligeiramente consoante o gosto pessoal e as preferências. Para fazer em casa, a receita que aqui partilhamos convosco é uma apenas um versão entre aquelas que se podem apelidar de mais comuns, e não a original, que apenas poderá ser encontrada em Belém.
Apesar dos ingredientes simples, fazer pasteis de nata requer alguma paciência. Ainda assim, como todos sabemos, o resultado final compensará sempre o tempo investido na cozinha.
Esta receita foi pensada para 20 pasteis e deverá demorar aproximadamente uma hora a preparar. Não perca tempo e surpreenda os seus familiares e amigos com um pastel de nata caseiro delicioso. Eles vão adorar.
Ingredientes da receita de pastel de nata
Nota: serão necessárias formas individuais de alumínio ou um tabuleiro com formas individuais.
Preparação da receita de pastel de nata :
Antes de começar a preparação, ligue o forno a 240º.
- Comece por abrir a massa e, sobre o papel vegetal, enrole-a bem.
- De seguida, parta a massa enrolada em 12 partes iguais, com uma largura entre um centímetro e meio e dois centímetros, conforme prefira uma massa mais espessa ou mais fina.
- No passo seguinte, deverá untar as formas com manteiga, colocando um pedaço de massa em cada uma delas. Delicadamente, espalhe a massa com os seus dedos polegares, empurrando o excesso para o topo, onde a massa deverá ficar mais espessa (no rebordo).
- Reserve as formas num tabuleiro de alumínio.
- Numa panela coloque 250 ml de leite e o limão. Deixe aquecer.
- Num recipiente separado, misture bem a farinha com os restantes 170 mls de leite.
- Quando o mistura que ficou ao lume começar a ferver, retire o limão e despeje a mistura do restante leite com farinha de trigo. Vá mexendo até que engrosse e fique homogénea.
- Coloque outra panela ao lume, com a água e o açúcar, deixe ferver por 5 minutos, antes de desligar o lume.
- Em seguida, misture a calda de açúcar com o creme, de forma gradual e mexendo bem. Deixe repousar e arrefecer.
- Depois de arrefecido o creme, é altura de juntar as gemas, mais uma vez, mexendo bem até que a mistura fique homogénea.
- Com o creme pronto, é hora de encher as formas que preparámos no início, já untadas e com a massa folhada bem esticada. As formas não devem ser completamente cheias com o creme, já que este cresce com a temperatura do forno.
- Finalmente, coloque o pasteis de nata no formo durante 15 minutos. Deixe-os dourar mas tire-os antes de rebentarem, para que não mirrem demasiado ao arrefecer.
Veja também: Receita de Pastel de Nata Vegan
Sugestões:
Se tiver crianças em casa garanta que os pasteis de nata não estão excessivamente quentes, para que ninguém se queime e se estrague um momento certamente antecipado.
Se gostar de canela, polvilhe o seu pastel de nata com um pouco, e acompanhe-o com um bom café.
Nota: as receitas que partilhamos não correspondem às receitas do pasteis de nata congelados que fornecemos para distribuição e retalho.